segunda-feira, 21 de março de 2011

Manutenção Periódica

PessoAll, este domingo saímos com a certeza de que tomaríamos a maior chuva... no fim das contas fez um dia lindo pro pedal (nublado... eheheh)... não choveu e quase não pegamos lama na Bocaina..

O grupo foi pequeno, mas a performance muito boa! Média de quase 15 km/h.
Mais uma vez, uma corrente quebrada nos brindou o pedal... por isso resolvi fazer um post sobre MANUTENÇÃO...
"Olha nóis aí dinovo" consertando corrente!

Apesar da maioria das bikes que o grupo usa serem bikes legais, com peças boas e caras, elas não aguentam para sempre e o que pode prolongar a vida útil delas é a manutenção periódica e alguns cuidados básicos.
A manutenção preventiva pode ser feita em lojas especializadas ou pelo próprio biker. Conheci gente que desmonta a bike inteira uma vez por mês, lava tudo e reengraxa. Isso economiza uma grana, além de melhorar o conhecimento mecânico... esse post NÃO é para essa turma!!! eheh. Se vc for como eu que não tem tempo e saco pra ficar desmontando a bike toda, então, seguem algumas dicas importantes, principalmente para os iniciantes que acham que pedalar é só montar na bike!

1 - Depois de cada pedal, a suspensão merece ser limpa. Use um pano úmido e nada de mangueira
2 - Se o pedal for em trilha seca, um silicone na corrente sempre vai bem, mesmo que ela esteja suja... o ideal é pelo menos a cada dois pedais
3 - Se o pedal for na lama, daquela que não dá pra saber qual é a cor da bicicleta no fim da trilha, é melhor fazer uma revisão.

Eu faço uma revisão geral a cada 9 ou 10 meses. É uma revisão mais cara, mas toda a bicicleta é desmontada, realinhadas as rodas, verificado cubos e movimento central além da caixa de direção. A reengraxada em todos os rolamentos ajuda bastante na performance do pedal.

A cada 3 meses ou uma pedalada na lama, eu faço uma revisão de limpeza. Lá toda a relação é lavada, câmbios e freios regulados e a bike limpa.... sai como nova!

Não é preciso gastar para fazer essa limpeza, um pincel com querosene dá conta do recado. O importante é lembrar-se de lubrificar bem a bike após a limpeza, pois ela também remove a camada de óleo de proteção da corrente fazendo com que ela enferruje.

Outra coisa importante. WD40 é bom para PROTEJER a corrente, mas ele não é bom para o barro, então mesmo que se aplique o WD40 após a lavada,  tem que passar o silicone depois, de preferência pouco antes do pedal. WD40 é bom para passar nos clipes.

Lavar a bike com mangueira PODE ser pior que deixar ela suja. Então, quem decidir fazer isso, lembra de não usar jatos fortes principalmente nas junções das peças (K7, movimento central e cubos....), lava só o quadro, rodas e pneus. O jato forte pode levar o barro pra dentro das peças e o estrago é maior! Sei que tem gente experiente que lê o blog... gostaria dos comentários! Abs

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